O projeto dos estúdios em Vila Nova de Gaia do Grupo media da Universal, contratado pela Construtora Teixeira Duarte SA, foi daqueles projetos em que o elevado orçamento disponível era apenas comparado com a obrigatoriedade de um espaço visualmente deslumbrante e tecnicamente perfeito.
Foram dois estúdios sendo um de grandes dimensões (28m2) e um de menor dimensão.
A parte estrutural básica (tosco) foi assegurada pela engenharia da Teixeira Duarte com utilização de blocos acústicos de 25CM com caixa de ar e piso técnico em todo o espaço.
Posteriormente, já com a nossa intervenção, as parades foram revestidas por grandes painéis (2x4m) de compósito MDF perfurado com acabamento de melamina, de acordo com o padrão de furação escolhido pelo cliente e cor.
Esses painéis foram aplicados de forma continua em toda parede com a colocação de lã de rocha em todo o seu interior para correção acústica.
No estúdio maior de emissão, uma das paredes foi revestida com pedra de xisto irregular para dispersão das ondas sonoras e aspeto visual.
O teto foi rebaixado com perfuração aleatória e lã de rocha com iluminação led.
O piso técnico foi coberto com alcatifa Fobo em tiles para facilitar a abertura de placas na colocação de cablagem no estúdio e entre estúdios.
O mobiliário, de grandes dimensões (5x3) foi desenhado e construído à medida, com parte inferior aberta e acabamento lacado nos pés e bordas. A parte central foi revestida.
As portas acústicas têm uma redução de 46db e visor central no formato do logotipo da estação.
Em termos de equipamento, foi escolhido o seguinte:
Mesa de produção D&R Airence