Acima de tudo, este projeto foi um grande desafio logístico pois obrigou ao transporte de muito material de grande dimensão e peso para a cidade de Maputo em Moçambique.
O objetivo era renovar toda a rádio enquanto em funcionamento.
Por esse motivo, o trabalho foi realizado de forma seguida com aprovisionamento nos 60 dias antecedentes e com 29 dias de execução e obra (previsto inicialmente 30 dias).
O trabalho inicial consistiu em relevantes demolições e reconstrução de estrutura edificada.
Toda a obra foi executada pela Visabeira SA, um grande grupo português, com sede em Viseu mas também com forte representação em Moçambique.
Toda a arquitetura, escolha de materiais e supervisionamento foi da nossa responsabilidade e a intervenção final de instalação e configuração de equipamentos ficou também a nosso cargo.
O espaço foi dividido num grande estúdio de emissão, uma cabine de operador, um estúdio de gravação e uma redação.
Todo o espaço tem teto falso perfurado (exceto corredor) com lã de rocha e iluminação Led.
O piso escolhido foi o flutuante.
As paredes é um misto de alvenaria e gesso cartonado com especial atenção aos estúdios onde as placas de gesso eram duplas e com lã de rocha no seu interior (2 placas de cada lado com 7cm de lã de rocha no meio).
As portas acústicas escolhidas foram da Acústica integral, pelo facto de ter representação local sendo que foram adaptadas com o visor central com o logotipo do cliente.
De Portugal, seguiu para Maputo:
O mobiliário foi desenhado e feito sob medida, em madeira contraplacado marítimo com acabamento de lacado e envernizado.
Devido ao uso de piso flutuante no estúdio, aumentou a necessidade de compensação da correção acústica em cada estúdio. Nesse sentido, para além dos painéis EQ Acoustic, criamos paredes dispersoras em gesso perfurado com lã de rocha, afastadas 15cm da parece primária e com retroiluminação led. Desta foram conseguimos a correção acústica necessária e também um aspeto visual muito agradável mesclando o contemporâneo com as cores e padrões mais tradicionais.
Ambos os estúdios são híbridos permitindo a emissão e produção.
O equipamento escolhido foi:
Obra com 60 dias de aprovisionamento e 29 dias de execução.